"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cocotte light...opção para jantar rápido e nutritivo.... e Apê. ritivos


                      A semana começa   após um feriado prolongado em que aproveitei para retomar minhas caminhadas, e para começar a semana nada como um jantarzinho leve, ultra-rápido ( não leva mais que 10 minutos no total) e me faz lembrar a casa dos meus pais, pois quando morava lá, fazia pelo menos uma vez por semana...costumava ter sempre ervilha congelada para fazer... e os ingredientes podem ser mudados conforme o gosto, com tomate, ricota e manjericão, por exemplo, e já fiz com palmito também...
                     E falando em saudades e afins, descobri uma série de vídeos que nada mais são do que uma deliciosa conversa na cozinha com dois amigos (Gabriel e Clara), conversando sobre coisas da vida enquanto preparam receitinhas simples e saborosas...Eles estão no canal Apê.ritivos, que  por enquanto,  tem só 3 episódios, mas deixam a gente com gostinho de quero mais, com vontade de participar das conversas ( e de provar as comidinhas )...assistam e me digam se não é verdade?

Cocotte - Revista Boa Forma
calorias: 230 kcal sem o pão.
rendimento: 1 porção


Ingredientes:

-2 colheres(sopa) ervilhas frescas ou congeladas
-2 fatias finas de peito de peru light
-2 ovos
-1 colher(sopa) creme de leite light
-sal e noz-moscada a gosto
-1 fatia de pão integral light
-1 fio de azeite(por minha conta)

Modo de Fazer

1-Mergulhe a ervilha fresca em água fervente. Deixe por cerca de 1 minuto, retire do fogo e passe na água fria.Escorra bem e coloque no fundo de uma tigelinha refratária individual e tempere com uma pitada de sal.
A congelada não precisa ser aferventada.(Eu passo rapidinho numa água quente ou deixo 1 minuto no micro p/ tirar o excesso de água.
2-Acrescente o peito de peru em tiras e os ovos(fure as gemas com um palito para assar no microondas) e por útimo o creme de leite. Tempere com sal e noz moscada. Eu ainda adiciono um fio de azeite.Não misture.
3- Decore com ervilhas , coloque a tigelinha numa assadeira em banho-maria por 20 minutos no forno 180ºC.No microondas,fica pronta em 3 minutos( ou dois , se preferir a gema molinha)Sirva com o pão aquecido no forno.

Aqui vai um delicioso episódio  do Apê.ritivos, com Clara Vanali e Gabriel Barone:


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Torta Floresta Negra e reflexões sobre prioridades...




Um clássico nunca sai de moda... Adoro a combinação de cerejas com chocolate e chantilly  fresco batido na hora...mas antes de ir direto ao assunto principal, gostaria de falar sobre algo que me fez refletir essa semana...Imagine se numa manhã a caminho do trabalho, ao entrar numa estação de metrô, você vê uma apresentação de violino de um desconhecido, mesmo com pressa e tantas tribulações do dia a dia, você pararia para assistir? E se eu dissesse que esse violinista era Joshua Bell, um dos mais talentosos músicos do mundo. Ele acabara de tocar umas das peças mais difíceis já compostas, em um violino que valia $3,5 milhões de dólares. Dois dias antes dele tocar no metrô, esgotou os ingressos em um teatro de Boston onde cada poltrona era aproximadamente $100. Esse experimento foi feito pelo Jornal Washington Post , era um experimento sobre prioridade e se seriamos capazes de reconhecer beleza e talento em um ambiente comum, numa hora inapropriada... No experimento real, poucos se habilitaram a ouvi-lo ... Daí podemos concluir : O que mais estaríamos "perdendo"? focados apenas em nossas obrigações diárias...


Torta Floresta Negra

Rendimento: Um bolo de 25 cm, eu fiz um aro de 12 cm e fiz verrines com o restante.

Massa: Fica ótima para bolos recheados, é uma massa que não fica irregular e nem seca...

2 e 1/2 de xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de cacau em pó

1,5 de colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 de colher de chá de sal

2 xícara de chá de açucar granulado

2/3 de xícara de chá de óleo (soja, canola, girassol, etc)

2 ovos

2 colheres de chá de essência de baunílha ou amêndoas

 2  xícaras de buttermilk (Coloque 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre em 1 xícara de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos para fazer uma xícara de buttermilk.)

Preparo:

Peneire a farinha, chocolate, bicarbonato e sal em uma vasilha, reserve.

Na batedeira, bata o açucar, o óleo, os ovos e a essência até estar bem homogêneo. Alternadamente coloque a mistura dos pós e o buttermilk batendo até estar bem homogêneo.Leve ao forno 180 º por aproximadamente 30 minutos (até que espetando um palito, saia limpo.) Espere esfriar e reserve, depois divida em duas ou 3 partes, conforme o gosto.


Para Recheio e cobertura:
1 vidro de cereja em calda com a calda reservada para umidecer obolo.
250 g chocolate meio amargo picado.
500 mls Chantilly caseiro *

Chantilly caseiro:
Ingredientes
500ml de creme de leite fresco bem gelado
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
Coloque o creme de leite na vasilha e comece a bater na batedeira em velocidade baixa, quando começar a encorpar acrescente a baunilha e o açúcar, aos poucos, sem parar de bater. Continue batendo com cuidado e quando obter bicos firmes está pronto. Cuidado para não bater demais e virar manteiga, cerca de 5 minutos bastam. Utilize em seguida.


Montagem:
Coloque uma parte do bolo, em seguida molhe com a calda das cerejas. coloque uma parte do chantilly e salpique cerejas picadas. Em seguida cubra com outra camada de Bolo, licor,cerejas e chantilly por último, salpique o chocolate picado e enfeite com cerejas e folhas de hortelã.



Fiz no aro, então ficou bem recheada:


E com o restante fiz Verrines...(ótimas opções se seu bolo não ficar muito simétrico ou tiver restos de bolo de chocolate dando sopa...


Eis o "famoso "vídeo do Washington post...e você, pararia para ver??

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sobremesas Maravilhosas com Sorvete... Torta de Sorvete, Bis e Brigadeiro e Torta de Limão com Sorvete...



O Carnaval está aí...e  o calor está insuportável, ninguém aguenta passar muito tempo na cozinha, com forno ligado, né??
  Por isso selecionei duas receitas vapt vupt, com sorvete pronto,  gastando pouco tempo de preparo, mas que são sucessos garantidos. A Primeira é uma torta de sorvete,brigadeiro e bis (não tem como ficar ruim , né?), toda vez que fiz não sobrou nem um mini-bis para contar estória... e a segunda é uma torta de limão com sorvete de creme, facílima e com um sabor surpreendentemente refrescante...só provando para explicar...




Torta de sorvete, bis e brigadeiro.
Rende umas 10 porções pequenas.
Ingredientes:
1l sorvete de creme(ou sabor de preferência)
1lt leite condensado
2 colheres de chocolate em pó
1 colher sopa manteiga sem sal
1 cx creme de leite UHT
2 caixas de bis picados
confeitos  de preferência e mini-bis para enfeitar.

Modo de fazer:
1- Deixe o sorvete fora da geladeira até amolecer um pouco (suficiente para montar a torta).
2- Faça um brigadeiro com o leite condensado,a manteiga, o chocolate em pó e após dar o ponto misture a caixinha de creme de leite.
3-Agora é só montar a torta:
Numa travessa, despeje um pouco do brigadeiro, espalhe metade do bis picado, e por cima coloque uma camada de sorvete.  Em seguida repita novamente o brigadeiro, o restante do bis picado (reservando alguns para enfeitar) e novamente outra camada de sorvete.
4- Por cima jogue o restante que sobrou do brigadeiro e enfeite com pedaços que sobraram de bis, confeitos de chocolate e mini bis. Mantenha no congelador até a hora de servir.



Torta de limão com sorvete- ( receita vista no blog "Delicias da Priscila Beneducci")
Rende umas 6-7 porções. Tempo de preparo : 15 minutos.
Ingredientes:
1 l sorvete de creme
100g biscoitos  maizena  triturados
raspas de 3 limões
1 lt de leite condensado
suco de 1 limão

Modo de Fazer:
1- Triture as bolachas e misture com raspas de limão ( usei a dica da priscila de colocar em dois sacos de plástico e bater com colher de pau , e foi super-rápido, sem sujar processador, etc... nunca mais uso outro método...rsrsrs)
2-Misture o leite condensado com limão em uma travessa, e coloque mais um pouco de raspas de limão..
3-Agora monte uma travessa ( usei uma quadrada de 20x20 cm)com metade da farofinha de bolachas,
despeje o leite condensado com limão  e cubra com o restante da farofinha. e reserve no congelador até a hora de servir.
4- Na hora de servir,coloque as bolas de sorvete sobre a torta (cabe entre 14 e 16 bolas pequenas) e por cima de tudo mais raspinhas de limão. sirva em seguida (usei 2 colheres  grandes,para ficar mais fácil).

Bom Carnaval!  e Bom descanso para quem ficou em casa!!!
Eu vou ficar por aqui:  "me guardando para quando o carnaval chegar" ....rsrsrs


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pão recheado com tomatinhos confit, queijos e manjericão...



            Havia preparado uns tomatinhos cereja confit, ( receita da Marly, não conhece? está aqui).
            E imaginei que ficariam perfeitos para essa receita... mas para quem não tiver, pode usar tomate seco , ou mesmo tomate picado ( sem sementes), mas te garanto que esse tomatinho especial faz toda a diferença... fica delicioso também como antepasto ou na salada...

Pão recheado com tomatinhos confit, queijos e manjericão
Rendimento: 10 porções   copo medida: 240 mls

Ingredientes:
Massa:
1copo de leite com um ovo(colocar o ovo dentro do copo e completar com leite)
1/3 copo de água
1/4 copo de óleo
2 colheres (chá) de sal        
2 colheres(sopa) açúcar
4 copos de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo
Recheio:
200 g queijo mussarela
requeijão cremoso a gosto
tomatinhos confit
folhas de manjericão

Modo de fazer:
Para quem não tem panificadora, recomendo misturar os ingredientes, amassar e sovar  por alguns minutos e deixar crescer por  50 minutos antes de abrir a massa, e depois de recheada, deixar mais 30 minutos.
Coloquei todos os ingredientes na panificadora e pressionei a função de massa ( 1: 30 h).Em seguida retirei a massa, abri com rolo até virar um retângulo, fiz cortes nas laterais e pus o recheio no centro, dessa forma:   



Aos poucos fui intercalando os pedaços de cada lado, dando esse efeito trançado:


Em seguida, coloquei sobre uma forma untada, pincelei uma gema e deixei crescer por 30 minutos.


 Depois de crescido, levei ao forno 200 º por 30-40 minutos.


Bon appetit!!!


E para começar essa semana, uma música que me inspira....


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Filé ao molho de iogurte e mostarda...


    Essa receita é inspirada no prato de um amigo muito especial, que faz carnes e afins como ninguém... digo inspirada, pois não sei exatamente as medidas, só segui a intuição...rs 
    Fica muito saborosa, além de ser saudável....perfeito com um arroz e uma saladinha....


Ingredientes:
500g bifes de alcatra ou mignon
2 colheres (sopa) azeite de oliva
1 pote de iogurte natural
1 colher (sopa) mostarda a l´ancienne (opcional)
5 colheres de mostarda amarela, ou a gosto...
1 cebola roxa grande cortada em rodelas.

Modo de fazer
1-Tempere os bifes com sal e pimenta a gosto, reserve.
2-Aqueça uma frigideira, colocando  uma colher de azeite e em seguida, coloque os bifes aos poucos. Deixe até grelhar bem os dois lados, e em seguida reserve...
3- Na mesma panela, coloque mais uma colher de azeite e doure a cebola. Em seguida, adicione o iogurte, as mostardas, e acerte o sal se necessário.Por fim, coloque os bifes reservados e sirva na hora.
Bon appétit!!



sábado, 4 de fevereiro de 2012

Verrine Romeu e Julieta da Bonfa....


Acompanho há algum tempo o delicioso blog da Bonfa, que é uma inspiração para muitas pessoas que acompanham suas aventuras em viagens ou recebendo em casa... ela sempre arrasa, e em um jantar especial, ela fez essa receita , e achei tão linda que tive que tentar reproduzir do meu jeito...

Verrine Romeu e Julieta

Ingredientes:
1/2 pc biscoito amanteigado  triturado 
1 lt de leite condensado
1 lt creme de leite
3/4 xícara(aproximadamente) de geléia de goiaba (usei aquela de doce de goiaba  light da Ritter)
queijo  cremoso "catupiry"
corações de goiabada( cortados no cortador de biscoitos)

Modo de fazer
Em uma taça, coloque a farofa de biscoito -eu coloquei sem nada de manteiga e ficou muito "sequinha", da próxima vez penso em misturar com umas 2-3 colheres de manteiga sem sal derretida.
No liquidificador , bata o leite condensado, o creme de leite e a geléia de goiaba,até virar um mousse. Despeje por cima da farofinha e após levar para geladeira para endurecer, decore com o catupiry em bico de confeiteiro e um coração de goiabada....



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bolo de eggnog com cranberries e casquinha de rum...


Desde que vi essa receita no blog da Patrícia Scarpin, não consegui simplesmente ignorá-la... difícil foi conseguir as cranberries, mas no fim deu tudo certo...e lá estava ... rendeu 6 mini bolinhos e uma forma com furo no meio. Ahhhh...essa forminha de rosas  não é um mimo?!


Bolo de eggnog com cranberries e casquinha de rum

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 xícaras (400g) açúcar granulado, de preferência orgânico
3 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 xícara (240ml) de eggnog – receita abaixo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (83g) de cranberries secas, misturadas com 1 colher (chá) de farinha de trigo

Casquinha de rum:


¾ xícara (150g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
2 colheres (sopa) de rum escuro
2 colheres (sopa) de água

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinha uma forma canelada (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela média peneire juntos a farinha, o fermento, o sal e a noz-moscada. Reserve.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga em velocidade médio-alta até ficar cremosa. Aos poucos, junte o açúcar e continue batendo até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone.
Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Na velocidade mais baixa possível, junte os ingredientes peneirados em quatro adições, alternando com a eggnog em três adições (comece e termine com os ingredientes secos). Raspe novamente as laterais da tigela. Junte a baunilha. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture delicadamente as cranberries à massa. Transfira a massa às colheradas para a forma preparada e alise a superfície.
Asse por 55-65 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos – enquanto isso, prepare a casquinha de rum: coloque o açúcar, o rum e a água em uma tigelinha e misture.
Desenforme o bolo com cuidado sobre a gradinha e, em seguida, pincele-o todo com a calda. Deixe esfriar completamente antes de cortar e servir.
Rend.: 20 porções

Eggnog de liquidificador

1 ovo grande
3 colheres (sopa) de açúcar granulado, de preferência orgânico
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de rum escuro
1/3 xícara (80ml) de leite integral
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco

Coloque o ovo no liquidificador e bata por 1 minuto em velocidade média. Acrescente o açúcar e bata por mais 1 minuto. Junte todos os ingredientes restantes e bata até incorporar. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou de um dia para o outro.
Rend.: cerca de 1 xícara (240ml)

.