"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

domingo, 17 de julho de 2011

Lanche da tarde com a família....


No último sábado fizemos um lanche da tarde para receber minha cunhada com minha sobrinha e a mãe e avó do meu marido, e fiz todos os preparativos no dia, como os detalhes dos lugares
( marcador de cupcake que ganhei da minha cunhada e usei meus porta-copos fofos do Ronaldo Fraga):

a visão geral da mesa ficou assim:

Os pratos salgados eram bem simples, compramos folhadinhos de presunto e queijo prontos:


E pensei em mini-cachorros quentes com molho de tomate tipo self- service no aparelho de fondue ( dica que vi em uma edição da revista minha casa), comprei mini -salsichas, cozinhei e em seguida fiz um molhinho de tomate com bastante manjericão e adicionei a ele as salsichinhas:
e montei com as bisnaguinhas ao lado e acompanhamentos dessa forma: (detalhe para marcador de cachorrinho):
Minha sobrinha,a Marie, ganhou uma mesa especial , com um bolo todo enfeitado de bichinhos especialmente feito para ela , por minha cunhada:

Nós ganhamos um vidro de doce de leite argentino da minha cunhada, que pediu uma receitinha especial com ele, pensei prontamente em usá-lo como recheio de cupcakes, fiz uma massa de chocolate e pensei em 2 tipos de cobertura, então saíram 2 receitinhas de cupcake de chocolate :
Cupcake de chocolate com recheio de doce de leite e cobertura de ganache....


e Cupcake de chocolate com recheio de doce de leite e cobertura buttercream de café....


Para base das duas receitas usei a mesma receita de cupcake de chocolate dessa outra aqui. Fiz o dobro da receita, rendeu em torno de 15 cupcakes grandes, e o recheio foi o mesmo também para as duas receitas.
Para o recheio foi usado:

1 xícara de doce de leite argentino (usei da marca Havanna)
1 dose de licor bailley´s

misturei tudo, cortei as tampinhas dos bolinhos , recheei usando duas colherinhas de chá, e coloquei as tampinhas de volta.

Para a cobertura de ganache, usei essa receita:
1 barra de chocolate meio-amargo 55 % (180 g)
100ml de creme de leite UHT( de caixinha)
1 colher de rum
1/2 colher de sopa de glucose de milho ( não é a que parece mel, é a transparente)

Derreti o chocolate por uns 4 minutos em potência 50 % no microondas, mexendo na metade do tempo e em seguida aqueci por 30 segundos em potência 100 % o creme de leite com a glucose, juntei os dois com o rum, mexi e levei à geladeira por uns 10 a 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos até adquirir a consistência desejada. Em seguida coloquei num saco de confeitar com bico 1M da wilton:


Para a cobertura de "Buttercream de café", usei meia receita da Samantha, do Blog Fofurices:

Coffee Buttercream

Ingredientes
- 200g de manteiga sem sal
- 3/4 xícara de glaçucar mega peneirado
- 1 e 1/2 colher de sopa de café em pó solúvel
- 2 colheres de água morna
- 1/4 de xícara de creme de leite

Modo de preparo
1) Em uma batedeira em velocidade alta bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho, uns 10 minutos aproximadamente.
2) Em uma tigela dissolva o café na água e acrescente o creme de leite. Reserve.
3) Misture o creme de café a manteiga e bata por mais uns 5 a 6 minutos até ficar bem cremosinho.
Decorei com bico perlê (redondinho)
Por cima coloquei uma mistura de chocolate em pó e canela, jogando em cima de uma peneirinha sobre a cobertura:



e dessa vez , eu lembrei de mostrar por dentro:
E assim terminou nossa tarde deliciosa...

9 comentários:

  1. Oi, Cíntia,

    Adorei tudo, que delícia de reunião! E o cachorro quente me lembrou do que eu fazia quando as minhas filhas eram meninas. Só que eu cortava as salsichas, pois não era fácil encontar as minis. Parabéns pelo belo trabalho!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!!!
    Obrigada pelas felicitações de boas vindas(again)!!!
    Nossa fico babando em frente a tela com essas coisa smaravilhosas que vc faz. Já pensou emabrirmum lugar, um resutaurante pra isso? Vc faz tudo comt anta delicadeza...parece tudo tão gostoso!!!!

    Mil bjos flor!!
    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cintia, como você é caprichosa! Ficou uma mesa linda, de revista mesmo! Seus convidados devem ter amado o carinho!

    Que cupcakes deliciosos, fiquei aqui só na imaginando o sabor da massa de chocolate, doce de leite... Hummmmm...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita ela é um capricho mesmo!! bom falando em capricho são vcs duas!! beijos

      Excluir
  4. Nossa, tudo lindo! *-* Gostaria de saber se esse buttercream de café é mesmo gostoso? Obrigada =)

    ResponderExcluir
  5. Olá Lahrissa, gosto é algo muito pessoal, eu adorei essa receita de buttercream, fica bem suave e não é excessivamente doce, combinou com o cupcake que uso uma massa de chocolate que não é muito doce e o licor do recheio também deu uma "quebrada", então achei perfeito...

    ResponderExcluir
  6. Cíntia!!
    Te achei através do Manga com Pimenta, achei fofo e um capricho o presente que ela ganhou deste blog, realmente não poderia ser diferente pois tudo aqui é feito com tanto capricho!! parabéns!! o que é essa postagem do café da tarde com a família um mimo !! amei.
    Bom estou te seguindo, no momento procurando delicias salgadaspara um niver da minha pequena de 6 anos (novas idéias).
    Quando der vai e visitar!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de mesa. Adorei Cíntia, parabéns pela preparação!
    Gostei muito do seu blog, espero voltar outras vezes.
    Abraços

    ResponderExcluir