"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sábado é dia de Pizza!!!




Após tentar muitas vezes  fazer  uma receita de pizza que ficasse realmente boa em forno comum  e  que a massa não fosse encharcada, nem dura ou meio crua ( como já aconteceu),  encontrei uma que me surpreendeu pela textura e sabor... e me chamou a atenção por conter cerveja na massa no lugar de água...  A receita é da  super caprichosa Daiane, do blog "  Minhas delícias e sabores" , e ela  contou que não pede mais pizza pelo telefone... realmente com essa receita, pizza por telefone só quando não der tempo de fazer em casa....

Massa : Rende 1 pizza grande de 8 pedaços ( massa fina)
1/2 lata de cerveja (175 mls)
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco
250 gramas de farinha
fubá para abrir a massa-  Eu usei semolina, que tinha em casa...
atualização: usei um sachet de melhorador para farinha da fleishmann "pizza perfeita", para 2 receitas da massa  na máquina de pão,  mas é opcional.

No meu caso eu tenho máquina de pão eu coloquei tudo dentro dela e liguei no ciclo amassar e aguardei .
( Na minha máquina dura 1 hora e meia) Mas para quem não tem é só misturar tudo e sovar até ficar uma massa lisa e deixar crescer até dobrar volume. Apos terminar o ciclo  eu estico ela sobre fubá ( no lugar da farinha) ajeito ela na forma e coloco o molho de tomate e o  recheio e rego com azeite . O forno é 250 graus até dourar as bordas ( isso é bem a gosto, mais ou menos dourada) .



Sugestão de recheios que já usei:

Marguerita:
250 g queijo muçarela ralado
1 tomate em fatias
folhas de manjericão a gosto.
azeitonas pretas
Pepperoni:
250 g queijo muçarela
100 g pepperoni em fatias
ainda fiz uns filetes com queijo cheddar cremoso (opcional)

Quatro queijos:
150 g queijo muçarela
100 gramas queijo provolone
50 gramas de queijo catupiry
30 gramas de queijo gorgonzola
azeitonas pretas
orégano a gosto

Brócolis com bacon e catupiry:
200 gramas queijo muçarela.
1 brócolis (só os floretes) lavado e cozido no vapor por 5 minutos.
50 gramas de bacon cortado em pedacinhos e  frito  com a própria gordura e escorrido em papel toalha.
100 gramas de requeijão cremoso (Catupiry).



Frango com cheddar:
1 peito de frango cozido, desfiado e temperado a gosto. (refoguei na panela com azeite, alho, colorau e sal )
200 gramas de muçarela 
50 gramas de queijo cheddar 
azeitonas a gosto.













Atualização:
Novo Sabor testado:
1/2 pepperoni ( preferida do marido)
1/2 sabor inventado:
100 g peito peru
100 g muçarela
100g champignon
100 g palmito
cebola roxa em rodelas
queijo cremoso a gosto.
 lascas de parmesão ralado na hora.

Portuguesa:
125 g presunto
150 g muçarela
2 ovos cozidos cortados em fatias
ervilhas frescas cozidas ou congeladas escaldadas em água quente
cebolas cortadas em fatias
azeitonas pretas a gosto















E uma musiquinha para animar o fim de semana...Alguém se lembra  que  filme traz o tema que inspirou essa versão?
achei muito fofa...




19 comentários:

  1. Quando você me falou que tinha feito eu não imaginava que tinha sido tantas pizzas ! Babei nessa de brócoli , nunca fiz essa combinação . Agora dona Cíntia pode parar de falar que a massa é minha , pois ela é nossa, ok! Quando você tiver filhos você vai entender o que essa massa significa para mim , afinal eu acho que o prato preferido do filho é com certeza o que sai mais gostoso das mãos da mãe . Vai treinando , porque toda criança gosta de pizza. Me diz uma coisa , eu acho a massa boa por si só, mas você fez também na pedra certo ? Ficou mais gostosa que na forma comum? É que eu quero tirar informações , eu não comprei a pedra porque achei que não havia necessidade ,mas se ficar melhor... Outra coisa eu não sou tão caprichosa é que eu vivo para comer e ,não como para viver.
    Fazer o que né , é a minha terrível missão na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane!A produção de pizzas aos sábados está de vento em popa...rsrsrs
      Eu fiz na pedra também, a massa fica mais crocante, eu preferi na forma normal mesmo... ( para o meu gosto...rsrsrs)
      Seu filho tem muita sorte!!!
      bjinhos!!!

      Excluir
  2. Sou apaixonada por pizza, a receita já foi anotada.
    Beijocas
    Izis

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cíntia,
    adoro pizza, amei as sugestões de recheios!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Achei seu blog e gostei bastante!
    Dá uma passadinha no meu ;)
    Beijo,
    Camila.

    ResponderExcluir
  5. Pizza é tudo de bom ... Eu sou super fã ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Cíntia minha linda todas as opções são geniais!!!
    Amo pizza. Aqui em casa tem parada certa no fim de semana.
    A receita é bem diferente, gostei!
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir
  7. Pizza é mtooo bom!!! Já experimentou de salmão amiga? Aqui perto abrir uma pizzaria italiana mesmo, nossa só vivo lá agora!!! Acho que vou engordar!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri!!!Já comi de salmão... mas por aqui é bem difícil (só congelado, e não é o mesmo gosto)... mas é muito boa!!! Pizza vicia né? tem q ir só no fim de semana...rsrsrs

      Excluir
  8. Cíntia,

    Dá para ver que esta massa é boa e os sabores sugeridos são 'tudibom', rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Cíntia, que bost bom - cheio de dicas bacanas! Primeiro a dica da massa de pizza para forno comum. Estou curiosa para testar essa, pois as outras que já fiz ficaram ressecadas, crocantes demais. Segundo pela dica da máquina para pão: estourei meus músculos do braço sovando massa. Vou procurar uma máquina legal. Depois, as inúmeras dicas de recheios que me pareceram deliciosos. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!!!Que bom que gostou... faz um dia que não irá se arrepender...eu já fiz na pedra, fica mais crocante, mas gostei mais na forma de alumínio mesmo...rs Compre a máquina que não irá se arrepender... eu não vivo mais sem ...bjinhos!!!

      Excluir
  10. Gente, isso aqui virou uma pizzaria, que espetáculo!

    Quero margherita, por favor...rsss

    Menina, você ficou inspirada, hein?

    Quero testar essa massa também uai, lógico!

    ResponderExcluir