"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Um Croque Madame à minha moda...



Estou organizando alguns preparativos para uma "Open House" que será realizada em breve para "apresentar " nosso novo lar aos amigos mais chegados.... em breve posto todos os detalhes... enquanto isso estou numa fase meio francesa, coincidentemente (ou não), aqui vai mais uma receitinha de um lanchinho que fiz durante a semana, li várias referências e fiz da minha maneira...

Croque madame
Tempo de preparo: 30 minutos.
ingredientes: (Para duas pessoas):

6 fatias de pão de forma
100 g queijo gruyére
4 fatias de presunto
2 ovos

Para o molho branco:

300 mls de leite
2 colheres ( sopa) rasa de farinha de trigo
2 colheres(sopa) de manteiga
sal, e noz moscada a gosto.

Modo de fazer:

Inicialmente, preparei o molho branco, levando à manteiga ao fogo em uma panelinha, e em seguida acrescentei a farinha, em seguida o leite aos poucos até engrossar e por fim o sal e noz moscada (uma pitadinha).


Montagem: coloquei uma fatia de pão de forma, intercalei o molho branco, uma fatia de presunto, um pouquinho do gruyére e a outra fatia, repeti novamente e finalizei com a última fatia de pão, o restante do molho e do gruyére todo por cima, levando ao forno para gratinar.



Enquanto isso preparei o ovo em uma panela anti aderente, com um fio de azeite, sal e pimenta moída na hora. em seguida foi colocado sobre o pão:



delicieux!!!

6 comentários:

  1. Caramba, que coisa mais tentadora! Um lanchinho deste substitui bem uma refeição, rsrs.

    Beijoca e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. olá Marly!!!Ai aquele croque madame foi meu jantar...rsrsrs é que em casa nossa "janta"são lanchinhos no fim da tarde pq meu marido ainda volta trabalhar à noite... fica muito bom... mas não dá p/comer direto senão saímos "rolando" por ai, né? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Cintia, eu AMO croque monsieur e madame! Ficou lindo o seu prato e me deu vontade de comer agora, já que vou sair nesse exato momento para almoçar.... Será que encontro algum?? Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Cíntia,
    Que lanche mais gostoso! Ficou com um belo aspecto seu croque madame, hum!!!
    Amei seu blog e estou te seguindo, voltarei muitas vezes.
    Bjinhos
    Sabor em Si

    ResponderExcluir
  5. Cíntia,
    Voltei para te visitar de novo e agradecer pelo carinho deixado em minha cozinha,obrigada viu?
    Vamos prosear bastante sempre!RSRS
    Bkinhas sorriso lindo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir