"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

domingo, 19 de junho de 2011

Bolo de Nozes





Essa receita foi a principal atração de um café que fizemos em casa no dia do aniversário do meu marido, reunimos alguns amigos , e acabou tão rápido que nem lembrei de tirar a foto de dentro, com os recheios, mas garanto que estava tudo ótimo.... esse é um dos sabores que meu marido mais gosta, e não queria arriscar, então lembrei de uma receita que tinha visto no blog da Stefânia, e segui certinho e ficou ótima, tanto que chegaram a perguntar qual a confeitaria em que havia comprado....

Tempo de Forno: 30 a 40 Minutos
Rendimento: 1 Torta de aproximadamente 25cm

Ingredientes para a massa do bolo

4 ovos (gemas e claras separadas)
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
150g de nozes picadas finamente
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (Sobremesa) de fermento em pó

Para molhar o bolo

1 e 1/2 colher (sopa) de bailleys
1 colher (sopa) de leite

Ingredientes para o recheio

1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
200g de nozes picadas grosseiramente
1 colher (sobremesa) de amido de millho

Ingedientes para a cobertura de ganache

150g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio-amargo
1 caixinha de creme de leite
Nozes inteiras para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma forma de aproximadamente 25cm de diâmetro, no fundo da forma coloque um pedaço de papel manteiga e unte-o com manteiga também.

2. Em uma tigela, misture as nozes picadas com a farinha de trigo e o fermento. Reserve. Na batedeira bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter uma mistura homogênea. Retire da batedeira e misture a farinha com as nozes alternando com o leite, sempre comece com o líquido e termine com ele. Bata as claras em neve e incorpore a massa. Coloque a massa na assadeira previamente untada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

3. Prepare o recheio. Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até dar o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo, transifra para uma tigela limpa e deixe esfriar.

4. Monte o bolo. Divida o bolo em três camadas. Acomode uma camada no prato que for servir, molhe-a com a mistura de leite e Bailleys, distribua metade do recheio. Cubra com outra camada do bolo e molhe-a com mais uma parte da mistura de Bailleys, distribua o restante do recheio e cubra com a última camada do bolo (Que deve ser a que ficou por baixo quando foi assar....ficará mais fácil de cobrir), molhe a última camada e leve a geladeira para descansar por pelo menos 3 horas ou deixo-o de um dia para o outro.

5. Prepare a ganache. Pique os chocolates com uma faca serrilhada. Derreta em banho-maria (Cuidado para não deixar a tigela tocar na água. Quando estiver derretido, retire-o do banho-maria e misture o creme de leite. Cubra o bolo com a ganache e decore a gosto com as nozes. Volte a geladeira para a ganache firmar.

A única alteração que fiz foi na decoração, derreti meia barra de chocolate branco aproximadamente 90 gramas de chocolate branco com uns 30 mls de creme de leite UHT e coloquei em uma bisnaga para fazer os desenhos sobre o ganache escuro, fiz uma espiral e com um palito , parti do centro para fora, e depois segui o caminho inverso,de fora até o centro, em toda cobertura, formando esse desenho...






9 comentários:

  1. OLA ---da ESPANHA VIGO ... que log mais bonito ten voce ..com receitas muito interessante .. TE SIGO e convidá-lo para compartilhar minhas receitas e saudações blog Marimi ..

    ResponderExcluir
  2. Hummm, que delícia!!!
    A arrumação da mesa ficou linda, parabéns!!!
    Obrigado pela visita!!!

    Bjs...Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse bolo está lindo, está de encher os olhos ...

    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Cíntia!que beleza de torta, menina!! Linda, linda! Vc está uma confeiteira perfeita, heim!

    ResponderExcluir
  5. Cíntia, tem certeza que você não é confeiteira profissional? Meu Deus! Que perfeição essa torta!
    Parabéns!!! Uma lindeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Cíntia! Sabe que eu e meu marido passamos parte da nossa lua de mel nas Serras Gaúchas também? Adoramos. Com certeza vcs vão amar!
    bj.

    ResponderExcluir
  7. Ci, ficou lindo o bolo! A decoração ficou nota 100000!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigada, pessoal, fico feliz que tenham gostado!!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir