"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Fatias Húngaras ( Com leite condensado )


Fatias Húngaras ( Com leite condensado )

Ingredientes da Massa:
3/4 xícara de leite morno
1/4 xícara de água
1/4 xícara  de manteiga derretida ou óleo vegetal ( Usei óleo de milho, pois acho q as receitas de pão com óleo ficam macias por mais tempo)
1 ovo
 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
3 xícaras e 1/4 de farinha de trigo- pode acrescentar mais um pouco se precisar
1 envelope de fermento biológico seco

Ingredientes do recheio 
60 g manteiga em ponto de pomada
1/2 xícara de açúcar
100g coco ralado ( gosto de usar aqueles em flocos mais úmidos)

Ingredientes da cobertura
1 lt de leite condensado

Modo de fazer :

1-  Eu usei a MFP (máquina de fazer pão) para sovar a massa, colocando primeiro os líquidos  e ovos e depois os sólidos, conforme a ordem descrita nos ingredientes e colocando no ciclo "Massa" que dura 1 hora e 30 minutos. Caso faça manualmente a massa, siga as instruções desse vídeo aqui

2- Após esse tempo, eu retirei a massa e abri com um rolo sobre uma mesa enfarinhada, formando um retângulo.

3- Em seguida, misturei  a manteiga com o açúcar  formando uma pasta e apliquei sobre a massa, deixando 2 cm em cada borda para poder enrolar depois. Daí espalhei os flocos de coco em toda extensão .

4- Dai , passei água nas bordas sem o recheio e enrolei formando um rocambole, daí com uma faca afiada, cortei em 12 pedaços

 5- Daí, coloquei os caracóis sobre uma forma grande untada e enfarinhada, com espaço entre eles pois devem crescer durante mais 40-60 minutos ( liguei o forno em temperatura baixa por 5 minutos antes de colocar a forma dentro do fogão para crescer ).

6- Em seguida, foram levados ao forno 180 ºC por aproximadamente 30 minutos. Dai é só retirar e  jogar o leite condensado sobre as fatias , sirva mornas . Bom apetite !