"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mini cupcakes com cobertura de Buttercream....



Olá pessoal!!  mais um fim de semana chegando... e eu tinha que testar meus bicos de confeiteiro novos... e fiz uns mini cupcakes , que no dia seguinte, foram devidamente enviados para casa da minha mãe...rsrsrs
E para mim, a cobertura que mais favorece para esses testes é a clássica de buttercream, que pode ser tingida de acordo com a ocasião e ficou perfeita em temperatura ambiente, mesmo 2 dias depois enquanto durou o último bolinho...para ficar menos enjoativo, pode usar  200g chocolate meio amargo derretido e frio na etapa 3 ou 250 gramas de chocolate branco derretido e frio na mesma etapa.(Dicas da Samantha , do Blog "Fofurices" que fez esse excelente post sobre o assunto...)
Fiz um cupcake básico de chocolate que já publiquei aqui.

Vanilla Buttercream- receita do blog "Fofurices"
Rendimento: cobre 24 cupcakes
Ingredientes
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneiradas
2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de extrato de baunilha ( eu usei 2 colheres chá essência)

Modo de preparo
1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. (vai bater quase uns 10 minutos)
2.Junte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los.
3.Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos. 
4. Leve a geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.




Agora vistos de cima...


Como fazer a rosa? As minhas ficaram meia boca ( mas para primeira vez, tudo bem..) esse vídeo é bem explicativo:

terça-feira, 24 de abril de 2012

Berinjela ao forno light... deliciosa e ótima para cintura...




Quando vi essa receita na " Cozinha da Mônica" (minha colega blogueira que traz muitas dicas interessantes e receitas fabulosas...) , não resisti, era perfeita para um jantar light, prática e deliciosa, tanto que quis repetir hoje novamente... e pretendo fazer ao menos uma vez por semana, como jantar... mas fica perfeita como uma entradinha também, super charmosa...e quer saber o melhor, não senti fome nenhuma!! Eba!!
Continuo fazendo exercício por uma hora todos os dias e já me sinto mais disposta, menos cansada, por incrível que pareça... faço na hora que chego em casa...pois senão já sabe como é...a gente acaba inventando uma desculpa e já era... E não dá para deixar a peteca cair... (como diria minha avó). Faz a receita que não irá se arrepender... boa para o paladar e para cintura...


Berinjela light de forno

Ingredientes: (para 4 porções) 
1 berinjela cortada em fatias 
4 fatias de peito de peru 
4 fatias de muçarela -pode usar queijo branco se preferir
1 sachê de sazón (utilizei o verde claro para saladas)
2 colheres (sopa) de água
sal e pimenta a gosto 
folhinhas frescas de manjericão 
1/2  xícara de molho de tomate caseiro sem óleo - usei molho pronto light
1 tomate cortado em fatias. 
1 cebola pequena picadinha 
1 colher de sopa de azeite de oliva 


Preparo:
Em um refratário que possa ir ao microondas , coloque a berinjela, a água e meio sachê de sazón. Se necessário, acrescente sal e pimenta. Tampe e leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima. Retire e veja se a berinjela já está macia. Se não estiver, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos e verifique novamente, e assim por diante. Não tenho como precisar o tempo exato para o cozimento no microondas, pois diversos fatores interferem, como: a potência do micro, o clima, a pressão atmosférica do local, etc.

Escorra a àgua que possa ter resultado do cozimento das berinjelas. Monte as porções da seguinte forma:
Faça rolinhos com o peito de peru e com a muçarela. Corte do tamanho aproximado das fatias de berinjela e reserve.
Eu untei a forma com um pouco de azeite e pus as fatias de berinjela por cima.
Primeira camada de berinjela, 1 colher molho de tomate, peito de peru, a muçarela e por fim, a cebola picadinha.


Leve ao forno para derreter o queijo. Retire e acrescente as fatias de tomate. Salpique um pouco de sazón e as folhinhas de manjericão. Regue com a colher de azeite e sirva.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Risoto Addio Fame" - o melhor que já fiz, ever....e "Românticos Anônimos"




          Fim de semana chegando... aqui está uma chuvinha que  promete amenizar o calor, que tal um risoto?     Essa receita  é perfeita como prato único, e como já  vai carne, não há necessidade de acompanhamentos... e foi simplesmente o melhor  risoto que já fiz ... É o sabor mais famoso da risoteria "Tutto Riso " em Porto Alegre...conhecida por servir os risotos em pomposas panelas "Le Creuset"...
         Outra dica que deixo para vocês, foi sugestão de filme da minha amiga Rosane, o título em português é  "Românticos Anônimos"(Les Emotifs Anonymes, 2010) e foi uma das melhores surpresas dos últimos tempos... pensa em duas pessoas ( eu e meu marido) que gargalharam durante todo filme... isso mesmo, e é um daqueles filmes leves e  despretensiosos, que fala sobre a dificuldade de relacionamento entre as pessoas, além da própria dificuldade em  reconhecer o próprio valor. E  se passa na França,  ainda abordando  assuntos culinários ( Parte da história se passa numa Fábrica de Chocolates).
C´est irrésistible!!!J´aimais beaucoup!!!
Segue  uma pequena "amostra":




E agora vamos à receita:

Risoto Addio Fame
Filé - Nata - Alecrim - Cogumelos
Risoteria Tutto Riso

Brodo de Galinha Caseiro
peito de frango
alho poró
salsão - talos a gosto (aipo) - ingrediente milagroso dos restaurantes famosos - dica: não coloque as folhas do salsão, que as folhas costumam azedar o caldo depois de frio, se for usar em outra receita
cebola
cenoura
3 a 5 micro bolinhas - grãozinhos de pimenta-do-reino
sal
+ aji-sal (glutamato monossodico - é um realçador de sabor - pode usar aquele Sazon Galinha  sachê (verde), também é  glutamato monossodico, cristalzinho saborizado caldo de galinha

Risoto Addio Fame (filé + cogumelos + alecrim + nata - 4 porções generosas)


Ingredientes:

manteiga
azeite
filé mignon
1 alho poró
1 cebola ralada ( a minha foi picadinha)
200 g cogumelos champignon - paris
pimenta-do-reino preta moida na hora -
alecrim
conhaque (flambar - 1 concha)
"nata" - 1 colherzona de nata ou creme de leite fresco
arroz arboreo ou  carnaroli  - 1 xícara cru (rende 4 porções generosas - cru, sem lavar, do jeito que saiu da embalagem a seco)
não é para emulsionar (tecnica tradicional nos risotos: engrossar e dar brilho na manteiga) - eles não finalizam com manteiga no final
queijo parmesão filetado peça - a gosto - para acertar o sal do risoto e para finalizar cobrindo gostoso no prato
azeite extra virgem (verdinho - com acidez inferior a 0,5%)

Modo de fazer:

01 - Começe pelo brodo, deixe cozinhar bem, com antecedencia. Começa com 4 litros de água, caldeirão de inox (tipo spagueteira mesmo), cozinhe 1 a 2 horas. 

02 - Começe aqueçendo manteiga com azeite, em frigideira jumbo especial para risoto, grandona, teflonada, com lateral alta, facilita mexer e evaporação do risoto no fazendo.

03 - Refoga da Tutto Riso - A refoga da Tutto Riso é um purê de cebola, assim acerta em cheio o cliente que comer no restaurante deles. 

04 - Sabor Rôsti (nesta é receita é apenas sabor de bife na frigideira mesmo) a tal cor Caramelo - Comece com a refoga especial alho poro com cebola e filé mignon ( em cubos ou tirinhas). Refogue sem pressa, para sujar com gostoso a frigideira com saborzinho do bife.


05 - Refogue os champgnons com alecrim,  moa pimenta-do-reino preta fresquinha em cima.

06 - Flambe com 1 concha de conhaque até o fogo apagar sozinho.

07 - O Adi Fame da Tutto Riso é especial feito com 1 colherzona cheia de Nata (comum no sul do Brasil), 
 A  Priscila usou creme de leite UHT grosso  com fermento em pó para bolo (1 pitada) para não talhar no fazendo...

08 - Coloque o arroz arboreo cru, sem lavar, do jeito que tirou do pacote. Começe o cozimento, mexendo o tempo todo. colocando conchas de brodo de dez enquando até terminar o cozimento.

10 -  Cozinhou quase 30 minutos, levou o meu fazendo, a Tutto Riso nao finaliza com manteiga (emulsionando), eles servem direito. Experimente, tem sal no Brodo caseiro, se tiver faltando sal ao seu gosto, coloque um pouco de queijo parmesão filetado e mexa que ele derrete no calor. Mantenha um caldo, não é para secar é úmido. O meu estava bom, só ganhou parmesão no prato. No prato polvilhe + parmesão filetado  a gosto.
Bon Appétit!!!


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cheesecake light e relatos de uma blogueira em dieta parte 2...



             Já passou uma semana de dieta, 1 quilinho já se foi ( E  ainda faltam outros...mas vamos lá... ) e estou tranquila... fazendo exercícios no meu cabideiro todos os dias, dei uma controlada na alimentação, mas sem radicalismos... Não deixo de comemorar datas ou provar alguma coisa quando alguém me pede para experimentar... Ah, tenho tantos acessórios novos para testar ( bicos, formas, silpat..)
               Nessa semana alguns alimentos me ajudaram muito a "segurar" a fome e a gula...entre eles está o mix de castanhas e nozes , Não sei se já contei, mas emagreci quase 10 kg antes de casar,  fui na nutricionista, e entre as recomendações de comer em intervalos menores de tempo, as castanhas vinham como aliadas para repor nutrientes e minerais antioxidantes... ela recomendava comer 7 unidades de  um mix  com diversos tipos, eu uso: castanha de caju, castanha do pará ( essa pode no máximo 3 unidades por dia, por causa do selênio), pistache, noz pecan ou chilena, amêndoas, e as vezes até inclui  macadâmias...
              Outro aliado que não vivo sem, é o chocolate meio amargo ( o máximo permitido era 30 gramas diárias), mas acabava comendo menos, pois ele é enjoativo para comer em grande quantidade, dois quadradinhos já satisfazem.... gosto muito de um que é 55% cacau  que vem com amêndoas , da Garoto... eu espero a hora do chocolate igual criança... contando os minutos... como todos os dias à noite,  e sem ele, confesso que não conseguiria ficar sem doce....
              Ah....agora, um alimento que não consegui comer mais de uma vez foi o tal do macarrão milagroso (Itokonnyaku) que emagreceu a Nigella ( que de macarrão não tem nada...) Ele até pode não tem calorias e deixar a gente estufado ( fiquei salivando até o dia seguinte acho que por isso...rsrsrs) Mas a consistência e sabor não são bons... eu não conseguiria comer todos os dias...  é caro ( Uma porção saiu R$ 7,50)  e ainda tem um na geladeira que  de vez em quando olho (e depois fecho a porta , correndo) mas não consegui  voltar a provar...rsrsrs
                 Mas a receita desse post é ótima, nem parece que é light ( meu marido comeu numa boa...se eu não dissesse, ele nem saberia.... ) A receita é de um blog que adoro , o " Studio da Lu", e vale a  pena para servir em pedaços cortados, como abaixo, ou com cortador, servido em mini porções , como na foto acima.

Cheesecake light

Ingredientes:
350g de ricota fresca
1 xíc e meia de chá de leite semi desnatado
1 xíc de chá de açucar light
2 ovos
3 col de sopa de margarina light
1 col de sobremesa de amido de milho
2 colheres de sobremesa de extrato natural de baunilha ( eu usei )
1 pacote de biscoito maisena
raspinhas de 1 limão
geleia light ou diet  do sabor que preferir- (Usei a de mirtilo da St. Dalfour, que é uma geleia francesa que usa somente o açúcar da fruta e suco de uva - para mim, é a melhor...)

Modo de Fazer:

1-Triture a bolacha maisena- Eu uso 2 sacos e um martelo  de carne, até virar pó- rápido e prático.
2-Em uma forma (20x25cm) misture a bolacha moída com a margarina light e forre o fundo da forma.
3-Leve ao forno preaquecido 200 º por 8 minutos (eu pus somente 5 minutos)
4-Bata no liquidificador a ricota, os ovos, o leite, o açúcar light, o amido, a baunilha e por último, após bater os outros , adicione as cascas de limão.
5-Coloque essa mistura sobre as bolachas na forma e leve ao forno por mais 25 minutos ou até a massa ficar firme ( a minha demorou 35 minutos, mas fique de olho para não queimar)
6- Após esfriar leve à geladeira e sirva com frutas frescas e geleia de sua preferência.




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Torta Mousse de Diamante Negro


 Vem chegando o fim de semana e não podia faltar uma receita de docinho...( Eu estou de dieta, o blog não...rsrsrs) essa torta foi servida no domingo de Páscoa e os últimos pedaços foram "despachados" para casa da minha mãe na segunda-feira.
Eu estava querendo "inventar" alguma coisa e o resultado está aí...Uma torta mousse de chocolate diamante negro, coloquei uns bis em volta, pois queria fazer uma graça com um laço...Mas são opcionais...

Torta Mousse de Diamante Negro
Para uma forma de 25 cm diâmetro.

Ingredientes:


Base:

3 ovos
110 g de açúcar
1 colher (sopa cheia) de creme de avelãs
1 colher de sobremesa de cacau em pó.
100 g de farinha de trigo peneirada


Mousse:
2 tabletes de 180 g cada de chocolate diamante negro
4 claras de ovos batidas em ponto de neve
3 colheres (sopa) açúcar
1 lata creme de leite
1 envelope gelatina sem sabor, dissolvida em um pouco de água fria e levado 15 segundos ao microondas.

Cobertura: 1 tablete de 180 gramas de chocolate diamante negro ralado.

Decoração : 2 caixas de bis.

Modo de Fazer:
Base:
Numa tigela bata com o auxílio de um batedor de arame os ovos com o açúcar até dobrar o volume (+/-5 minutos). Misture rapidamente o creme de avelãs e incorpore a farinha de trigo peneirada.

Espalhe esta mistura sobre uma fôrma redonda de aro removível  e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 8-10 minutos. Reserve e deixe esfriar.(Confira se já está assada com um palito)

Mousse:
Bata as claras em neve e reserve, adicione o açúcar.
Derreta o chocolate picado no banho maria ou na potência 50 % do microondas, adicione o creme de leite e sem seguida as claras batidas reservadas e despeje sobre a base. No final misture a gelatina incolor preparada.
Se desejar com os biscoitinhos em volta, coloque antes, sobre a base, assim:



Em seguida leve ao refrigerador por  4 horas  e coloque o chocolate ralado por cima:



Bon Appetit!!!

Atualização: Uma dica para o fim de semana: Um filme lindo e sensível, sobre a "magia" do cinema...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Moqueca de frango Light...poucas calorias, mas muito sabor...



Dando continuidade ao post anterior,aqui vai uma receitinha que fazia há muito tempo, e acabei fazendo menos porque meu marido não come pimentão nem moqueca...aproveitei para fazer no dia em que ele não estava... é ótimo para um almocinho leve, servi com um arroz integral que foi o melhor que já comi(um integral parboilizado de saquinhos, que fica pronto em 20 minutos e ainda é saboroso... amei! )e se não está de dieta, põe uma batatinha palha que fica show...

Moqueca de frango light
Para 2 pessoas

Ingredientes:

1 peito de frango cortado em cubinhos
 1 dente de alho e suco de um limão para temperar o frango
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
1 pimentão picado em cubinhos (usei amarelo,mas pode usar da cor que preferir)
3 tomates picados em cubinhos sem sementes.
1 caixa de leite de coco light
salsinha e cebolinha picadinhas
sal e gotinhas de pimenta tabasco a gosto
usei  ainda 1 envelope de tempero "Meu segredo"

Modo de fazer:
1- Tempere o frango com alho e limão, reserve por10 minutos.
2-Refogue a cebola no óleo de coco e junte o frango temperado,até dar uma ligeira fritada.
3-Acrescentei o tomate e o pimentão, feche a panela por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando.
4- Adicionei os temperos e o leite de coco e deixei mais uns 5-10 minutos.
5- Na hora de servir acrescente o cheiro-verde picado .
Bon appetit!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Saladinha de Páscoa e relatos de uma blogueira em dieta...capítulo 1


Coelhinho da páscoa que trazes pra mim: um quilo,dois quilos, três quilos assim!!-Ah e a Páscoa de vocês foi boa? A minha foi ótima, com meus familiares queridos e quitutes deliciosos, porém... como tudo tem um preço, o meu pesou na balança, e decidi tomar um espaço aqui do blog para dividir com vocês minhas descobertas experiências em busca de uma vida um pouco mais saudável... Ah mas fiquem tranquilos que ainda há muitos posts deliciosos esperando para serem publicados, assim como outros mais light , estou selecionando as receitas para testar, e as que forem realmente saborosas e merecedoras de estarem aqui, serão postadas e compartilhadas com vocês...( Afinal , ninguém merece ver foto de frango grelhado com chuchu e abobrinha né?)
 Eu não sei vocês... mas eu corro atrás correndo de tudo que sai publicado nas revistas.. é idiota !!eu sei... Mas sou mulher, né? aquele apelo de "emagreça 15kg em 3 dias"( ou será o contrário? rsrsrs  enfim, fica ecoando na mente...rsrs) Mesmo sabendo que infelizmente só existe um caminho: reeducação alimentar e exercícios, procurei me garantir dessa vez e comprei : Chá vermelho ( um variante do chá verde, para acelerar o metabolismo), Óleo de coco ( pesquisadores dizem que ajuda na queima de calorias em quem faz exercícios, ajuda na imunidade , etc), Chia ( sementinha rica em ômega 3,ácido fólico, cálcio, potássio e magnésio, além de proteínas e  fibras que saciam a fome,pois formam um gel no estômago e diminuem o apetite) e ainda testei o macarrão milagroso (Itokonnyaku) que foi publicado na Revista "Boa Forma"
( Aquele que fez a Nigella ganhar uma silhueta mais esbelta)....mas depois eu descrevo melhor minhas impressões sobre ele... pois merece um capítulo à parte...rsrsrs
E ainda faltava um exercício... Pôxa, eu aprendi a jogar xadrez na adolescência só para não ter que fazer educação física, e sempre que algum professor insistia eu fingia estar com cólicas, morrendo...( mas  ficava discutindo cinema com a melhor amiga...rsrs)
Esportes? Não tenho coordenação, nem espírito competitivo...
Academia? Odeio... já tentei várias vezes, mas as conversinhas de adolescentes que passavam hoooras no aparelho que eu precisava fazer, me irritava, profundamente... e aquelas corridas sem fim nas esteiras, como um hamster gigante com polegar opositor...Oh Céus... Não, não é para mim...
Caminhada? Eu gosto até, mas sem companhia e ainda tem que contar com o fator clima... se chove, já era.
A melhor coisa que já fiz na vida foi o Pilates.... amava, recomendo totalmente...mas não é exercício aeróbico, e ando sem tempo($$) ultimamente...
Dai, após pensar muito, resolvi comprar um cabideiro aparelho de exercícios em casa... já tive bicicleta e esteira elétrica na casa da minha mãe...eu fazia vendo tv ... mas avaliando os custos-benefício e tal, acabei decidindo por um simulador de caminhadas...após checar em blogs e no reclame aqui... e ver muitas reclamações de aparelhos fracos, barulhentos, e que soltavam os parafusos e rompiam cabos ao utilizar, acabei decidindo por esse aqui, que é de uma empresa que fabrica produtos para academias e realmente é bem reforçado,estável e silencioso...
Bem, pelo menos meu bolso já está magrinho...(hehehe)
Agora vamos para uma dica para uma saladinha que fiz na páscoa:



Croutons com a forma que quiser, é só cortar o pão de forma no cortador de biscoitos, colocar numa forma com um fio de azeite, ervas de provence e  flor de sal...10 minutinhos no forno, e está pronto para servir com sua saladinha preferida.....Ah pode fazer com pão integral, sem problemas...rs


E então, digam aí qual a tática que vocês usam quando querem perder uns quilinhos? E o que já tentaram e não deu certo? Vamos trocar experiências...
 Bjinhos, boa semana e até a próxima!!!


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rosca Doce de Sonho de Valsa...Ainda dá tempo para fazer na Páscoa...


Cada um  costuma fazer as receitas em determinadas datas especiais, essa é a receita que faço em (quase) toda páscoa para comer no café da manhã( ou quando a fome mandar)....é uma receita que peguei há muito tempo num programa matutino, e que anima as manhãs dessa época do ano , desde então... é nada mais que um pão doce dividido em 14 bolinhas que são recheadas com o que quiser ( pode usar o bom bom que preferir, já me veio a vontade de repetir nos próximos anos com Ouro Branco, Ferrero Rocher, e acho que também dá para fazer com brigadeiro, beijinho, e já vi com goiabada também... projetos futuros... rs) e que são encaixadas numa forma de furo central...dando essa forma característica
Eu coloquei os ingredientes na máquina de pão, na opção massa e depois fiz as bolinhas recheei e assei no forno. Quem não tem a MFP é só seguir a receita que dá certinho...

Rosca doce de "Sonho de Valsa":
Receita vista no programa "Mais Você", a long time ago...

Ingredientes:

2 envelopes de fermento biológico seco instantâneo (envelopes com 11 g)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (sendo 1 xícara para misturar com o fermento e 3 xícaras para fazer a massa)
1 xícara (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar (60 g)
2 colheres (sopa) de margarina (60 g)
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de erva-doce
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 colher (café) de essência de baunilha
2 gema peneiradas para pincelar
Açúcar refinado para polvilhar a forma
Açúcar cristal para polvilhar por cima da rosca
Para o recheio

14 bombons recheados com cobertura branca
14 colheres (chá) de gotas de chocolate
Para a geléia de brilho

250 ml de água
100 g de açúcar
50 g de glucose
15 g de amido de milho
modo de preparo

Para o fermento

Misture 2 envelopes de fermento biológico com 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada.

Adicione 1 xícara (chá) de leite morno e misture.

Cubra com papel-filme.

Deixe por 30 min para crescer e formar bolhas.

Para a massa

Acrescente à esponja, 3 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (chá) de erva-doce, 1 colher (chá) de sal, 2 ovos, 1 colher (café) de essência de baunilha e o restante da farinha de trigo peneirada (3 xícaras de chá) numa superfície enfarinhada.

Sove bem.

Faça uma bola e deixe descansar coberta com um papel-filme ou plástico por cerce de 40 min até dobrar de volume.

Divida a massa em 14 partes iguais e abra (com as mãos) discos do diâmetro de um pires de xícara de café.

Em cada disco, coloque 1 colher (chá) de gotas de chocolate e 1 bombom.

Feche as laterais de cada disco, envolvendo o bombom.

Unte com manteiga uma forma para pudim (22 cm x 8 cm de diâmetro) e polvilhe açúcar refinado.

Disponha 1 camada de 7 bolas recheadas com os bombons no fundo e outra camada com 7 bolas por cima.

Descanse por 30 min até dobrar de volume.

Pincele 2 gemas peneiradas, polvilhe açúcar cristal e asse em forno médio pré-aquecido (180ºC) por 45 min.

Retire do forno.

Pincele com geléia de brilho.

Para a geléia de brilho

Coloque em uma panela a água, o açúcar e a glicose.

Leve ao fogo e deixe ferver por 2 min.

Depois, junte o amido de milho dissolvido em um pouco de água e misture bem até engrossar.




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sugestões de sobremesas para páscoa...


A Páscoa está chegando, e não sei vocês, mas eu sempre fico procurando receitas para reunir a família... e resolvi agrupar algumas sugestões aqui do Blog:

Que tal uma torta de chocolate trufada com frutas vermelhas? O doce com o azedinho das frutas a tornam irresistível....


Gosta de chocolate meio amargo? e nutella? avelãs e amêndoas? então essa é a sobremesa perfeita, ficou entre as finalistas do concurso"Minha receita preferida" da editora abril no ano passado...Eis a "Torta de Ganache de Nutella com avelãs e amêndoas carameladas":


Um clássico nunca erra, que tal uma "Torta Floresta Negra", assim em camadas:


Se estiver inspirado(a) a fazer um bolo de chocolate em camadas, com brigadeiro branco e preto além de suculentos morangos, molhadinho com calda de whisky, que tal o "Bolo de chocolate com recheio de brigadeiros e morangos":


A combinação de chocolate e nozes, é perfeita nesse "Bolo de nozes", molhadinho com licor Bailey´s com recheio de brigadeiro de nozes, e cobertura de ganache de chocolate meio amargo:

 


Quer algo mais prático? o que acha de uma receita de" Brownie" especial com amêndoas, macadâmias ou outro tipo de nozes ou castanhas ... é só assar a massa, cortar em quadradinhos, ou na forma que a imaginação mandar e servir com sorvete...


Vai ter muita gente? Que tal um cupcake? são lindos e fazem muito sucesso.....a seguir , alguns exemplos:

Cupcake de chocolate, com recheio de doce de leite e licor Bailey´s e cobertura de ganache de chocolate:


 Cupcake de chocolate com recheio de doce de leite argentino e cobertura de buttercream de café...


Cupcake de chocolate, com recheio de brigadeiro de pistache e cobertura de ganache de chocolate;


E , para os fãs de chocolate branco ( como eu), um cupcake cookies and cream, com massa  de baunilha com  negresco picado, recheio de creme ovomaltine e cobertura de ganache de chocolate branco com mais cookies...hummm

 

 E para os fãs de chocolate branco, também a opção da "Torta Negresco",com  base de bolachinhas negresco, cobertas por uma mousse de chocolate branco recheada com pedaços de bolachinhas e cobertas com raspas de chocolate branco...

 

Tá sem tempo? essa sobremesa além de deliciosa, é super rápida...."Torta de Sorvete, Bis e Brigadeiro":



Que tal um chocolatinho, para comer com café, após as refeições: Esse "Copinho de chocolate com ganache de cointreau e physalis" é sofisticado e delicioso....Pode ser feito com copinho de licor de chocolate, facilmente encontrados em lojas de chocolate...


E para finalizar... quem não gosta de brigadeiro, né? Esses "Brigadeiros Gourmet"  são os mais acessados do blog, e com merecimento... tem vários sabores, e quem provou, não esquece...


Espero ter ajudado... mas a minha sobremesa  de Páscoa, eu vou inventar e ver se dá certo... depois eu posto por aqui...rsrs (minha cara isso)
Desejo a vocês uma deliciosa Páscoa com muita harmonia, com seus familiares e pessoas queridas...