"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nada como um bolo quentinho de maracujá com gotas de chocolate e streusel de coco para confortar a saudade...





         Há dias em que a saudade invade o coração sem pedir licença, e nos remete a uma lembrança  de um  tempo que passou...pode ser saudade de um sabor ou aroma que só tinha na sua infância, uma música, um amigo que passou pela sua vida  e nunca mais deu notícia, a casa da avó , enfim , lembranças de momentos felizes que marcaram nossa história ... Rubem Alves diz que " A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar"... No entanto, quem  só vive do passado não progride... porém, visitá-lo de vez em quando, conforta o coração...  E esse sentimento nostálgico,  é o tema desse  belo vídeo publicitário, que conta a história da cachorrinha Sofia:


 

E quanto a você? Do que mais tem "saudade"?

                  A receita de hoje é uma combinação de sabores especiais e reconfortantes : Uma massa fofinha de bolo de maracujá, streusel de coco e no lugar das sementinhas originais ( substitui porque meu marido odeia), usei mini gotas de chocolate meio amargo, que deu um toque especial ao conjunto de sabores...
              A receita foi baseada nessa AQUI, do maravilhoso blog "Technicolor kitchen".

Bolo de maracujá com gotas de chocolate e cobertura streusel de coco


- xícara medidora de 240ml

Streusel de coco:
85g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ xícara (45g) de coco em flocos sem adição de açúcar
1 pitada de sal

Bolo:
½ xícara + 1 colher (sopa) - 130g - de manteiga sem sal, derretida e fria
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
1/2 xícara (125ml) de suco de maracujá concentrado.
4 colheres (sopa) de amido de milho – aperte-o na colher na hora de medir
4 ovos grandes, claras e gemas separadas
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 1/3 xícaras (325g) de farinha de trigo
3 ½ colher (chá)s de fermento em pó
1/2 xícara de mini gotas de chocolate meio amargo, envoltos em 1/2 colher de sopa de farinha de trigo.

  Modo de Fazer:
streusel: Coloque todos os ingredientes secos numa tigela, deixando a manteiga por último, sendo colocada em pedaços, misturando na ponta dos dedos até virar uma farofa grossa. Levar à geladeira enquanto prepara a massa do bolo.

Bolo:
 1-pré-aqueça o forno a 180°C e  unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm.
2-Coloque a manteiga derretida em uma tigela grande, junte o óleo, o açúcar, o maracujá, o amido de milho, as gemas, o creme de leite e a baunilha e misture bem.
3-Na tigela grande da batedeira, bem limpa e seca, bata as claras e o sal até obter picos suaves.
4- Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de maracujá e misture delicadamente. Junte as claras em neve e incorpore delicadamente.
5-Por último adicione as gotas de chocolate envoltas em  farinha de trigo.Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Espalhe a cobertura streusel sobre a massa do bolo e . Asse por 40-50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.





9 comentários:

  1. Olá Cíntia, vim responder sua pergunta lá no blog e me deparo com esse bolo maravilhoso, essa cobertura deve ficar divina, heim?!

    A torta de maçã fica mesmo com a textura de uma crumble, você definiu bem, uma perdição...como diz o meu marido...rs!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Huumm, a combinação de sabores é mesmo muito boa, o resultado só pode ser delicioso, rsrs.
    Eu sinto saudades de um monte de coisas, sobretudo das vivências de uns anos atrás, o que inclui tudo: amigos, músicas etc., rsrs.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Cíntia!

    O aspecto do bolo ficou maravilhoso, imagino o sabor...

    "Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos" (Bob Marley)

    Esse vídeo da Sofia é demais! Até os animais são capazes de ter esse sentimento.

    Uma linda e iluminada semana pra você querida!

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde,
    Bela sugestão, um bolinho cai sempre bem.
    Deixei um miminho para si no meu cantinho.
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. DIVINO, ESTE BOLO!!!!ESTOU AQUI IMAGINANDO O AROMA!!!!

    BJS....SINTO SAUDADES DA MINHA VÓ!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga linda!
    Vai lá no meu Blog! Tem um presentinho pra você!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  7. Olá: venho aqui visitá-la através do blog da Magda. Gostei muito do seu cantinho e já sou sua seguidora também. Se me quiser visitar e seguir ficarei muito contente. Seja muito bem vinda.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Oi minha amiga, já tive muita saudade dos meus filhos, quando eles estiveram fora no ano passado, agora que os tenho comigo de novo, eu tenho saudade de quando eles eram pequenos, ai, muita saudade...o tempo está passando muito rápido...rsss

    Seu bolo ficou divino, e os macarons embaixo parecem saídos de uma confeitaria,

    Receba meu abraço, e meus parabéns!

    ResponderExcluir