"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Spekulatius (biscoito de amêndoa e especiarias)


                  Outro dia, cheguei na casa da minha sogra, e  meu marido estava com uma receitinha anotada num papel, dizendo que era para eu fazer aquela receita, que ele copiou de uma revista antiga dela, e é uma das receitas de família... Ao chegar em casa,  como havia metade da quantidade de amêndoas, fiz meia receita. é uma daquelas receitas para comer após uns dias, pois ela fica bem mais aromática e com o sabor das especiarias após 1 semana. Da próxima vez , eu vou dobrar as quantidades, pois acho q  ficaria  melhor ainda...
             
Spekulatius

Ingredientes:

4 xícaras(chá) de farinha de trigo
5 colheres (chá) de fermento em pó químico
3/4 xícara(chá) amêndoas torradas e moídas
1 xícara de açúcar
250 g manteiga gelada
2 ovos
1/2 colher( chá) cravo em pó
1/2 colher ( chá) noz moscada
1/2 colher (chá) gengibre em pó
1/2 colher ( chá) de pimenta do reino
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes secos e em seguida coloque os ovos e a manteiga aos pedaços e misture até ficar homogêneo. Molde as bolachinhas entre dois plásticos de freezer, e  com cortador de biscoitos , corte e coloque-os sobre papel manteiga, leve ao forno 180 graus por 20 a 25 minutos.Conserve em potes fechados.



13 comentários:

  1. marido exigente este hein?! amei a receita! parece demais!

    ResponderExcluir
  2. Sou super fã de biscoito caseiro!!!De muito bom gosto o seu marido!!!

    Bjs..Um lindo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro biscoitos assim, Cíntia! Excelnte receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cíntia,

    Este biscoito é mesmo uma delícia, costumo fazê-lo pela época do Natal, rsrs.
    Gostei também dos pequenos regadores, rsrs.

    Beijoe boa noite

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais fofinha a decoração amiga!!!


    Tem post sobre o desfile primavera verão da Débora Lobosco!

    http://castro-pri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo estes biscoitos... minha avó faz sempre no natal...

    ResponderExcluir