"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Bolo favorito do Elvis Presley e vídeo educando a Marmota....


    Ah que delícia de feriado prolongado... praticamente todo em casa, curtindo um friozinho de menos de
10º C.  Agora estamos eu o marido enrolados em cobertores e a nossa  labradora Mel (Marmota) está aqui no chão da sala... milagrosamente quieta por 5 minutos... rsrsrs
       Nós somos fãs do Elvis, nossa música é "suspicious minds" e no casamento ainda dançamos "love me tender"...então o apelo foi forte quando encontrei essa receita do blog da Patrícia Scarpin. Um bolo amanteigado simples, mas extremamente macio, perfeito para o café da manhã ou da tarde, acompanhado de um chá ou café quentinhos...
   

O bolo favorito de Elvis Presley
da fantástica bíblia de receitas da Gourmet - receita do blog "Technicolor Kitchen"

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (360g) de farinha de bolos* – peneire antes de medir
¾ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
3 xícaras (600g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
7 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)

Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central de 25cm de diâmetro (com 11,2cm de altura) ou uma forma canelada, do tipo Bundt, com capacidade para 12 xícaras de massa**.
Peneire a farinha e o sal juntos duas vezes. Reserve.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha.
Reduza para a velocidade baixa e acrescente metade da mistura de farinha, seguida de todo o creme de leite e o restante da farinha, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela e então bata a massa em velocidade médio-alta por 5 minutos – a massa vai ficar bem cremosa e sedosa.
Transfira a massa para a forma preparada e bata-a levemente sobre a pia uma ou duas vezes para remover bolhas de ar. Coloque a forma no forno ainda frio e acenda-o na temperatura de 180°C***. Asse até que o bolo cresça e doure, por 1 hora a 1 hora e 25 minutos (faça o teste do palito: ele deverá sair com alguns farelinhos de bolo). Deixe o bolo esfriar dentro da forma sobre uma gradinha por 30 minutos. Em seguida, desenforme com cuidado sobre a gradinha, passando uma faquinha nas laterais da forma se necessário (não precisei fazer isso - o meu bolo praticamente pulou da forma). Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro se desejar.
O bolo pode ser guardado bem embrulhado em plástico ou em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 5 dias.

* farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Fiz meia receita, utilizando 4 ovos.
Rend.: 10-12 porções




E o nosso vídeo, tentando ensinar a marmota a não entrar na sala de jantar sem autorização...A belezinha acostumou a entrar galopando dentro de casa de manhã para acordar meu marido pulando com as duas patas em cima dele.... rs





17 comentários:

  1. Eu aqui fazendo uma cuca , por enquanto só sentindo o cheiro (ainda está assando)vejo esse bolo ! Que vontade de abocanhar a tela! Manteiga + creme de leite , deve ter ficado ótimo. Educar animais não é fácil!Tem que ter muita paciência ,a minha cachorrinha morreu a dois meses com 5 anos de idade ainda desobediente! Aliás morreu desobedecendo a danada fugiu para a rua e foi atropelada . Linda sua marmotinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Daiane!!Sinto muito por sua cachorrinha... a Mel não foge... o portão eletrônico abriu sozinho uma vez, e quando cheguei , ela estava do lado de dentro, como sempre fica...uma fofa!

      Excluir
  2. Cíntia,

    Tudo perfeito neste feriado, hem? Bolo lindo e saboroso, friozinho, cobertor, amor e o pet, quem precisa de mais? rsrs. A decoração ficou um capricho, tanto do bolo quanto da mesa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não consegui ver o vídeo com som, mas achei fofo demais! E o bolo nem se fala, que delícia (e lindo!)
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, coloquei o vídeo no you tube, fica melhor p/ ver... q bom que gostou... bjinhos!!!

      Excluir
  4. Amigaaa, que bolo mais lindo é esse! Um arraso. Nada bobo o Elvis, heim. rssss bj.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ver, muito fofo, ela querendo entrar na cozinha! Linda demais e super obediente hein? Estão de parabéns ; )
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá Cíntia, vim conhecer seu blog e adorei, sua cachorra é linda, o vídeo ficou ótimo.
    Vou continuar a olhar os outros posts.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou uma gracinha esse bolo com os corações =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia,
      QUe linda a Marmota!
      Eu já tinha lido sobre esse bolo e sempre quis fazer. Você me lembrou de faze-lo.
      BJ e bom fim de semana,
      Lylia

      Excluir
  8. Humm, que bolinho lindo e gostoso!
    beijos! Também adoro o Elvis!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Na receita não menciona fermento, mas você colocou? Pq pela foto parece que ficou fofo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir