"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pão do Reino maravilhoso do Chocorango....



Ah essa receita se chama pão do reino, receita da Talita do blog chocorango,e foi simplesmente a melhor receita de pão que já fiz, segui todas as orientações com algumas adaptações no recheio, e ficou extremamente fofinho, macio e delicioso... meu marido chegou de uma viagem muito cansado e faminto, e foi recebido com esse pãozinho morninho que tinha acabado de sair do forno. delicieux!!!







350g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento seco
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
150g de batata cozida, passada pela peneira
1 ovo
100ml de buttermilk*
50g de manteiga em temperatura ambiente


Recheio
5 azeitonas
3 tomates médios
3/4 de xícara de queijo do reino ralado grosso
Eu usei : tomate seco, azeitonas e queijo gouda em pedaços e alecrim fresco.

Preparo
1. Em um bowl, misture a farinha e o fermento. Acrescente o açúcar e sal, a batata, o ovo e buttermilk e bata na batedeira em velocidade média baixa com o gancho (se tiver essa opção) por 8 minutos. Quando a massa estiver bem lisa, acrescente a manteiga e bata por mais 4 minutos. Coloque a massa em um saco plástico grande e amarre. Reserve essa massa para que cresça por 2 horas em um ambiente de aproximadamente 30˚C (o armário da cozinha é uma boa opção).


Recheio
2. Enquanto a massa leveda, prepare o recheio. Pique as azeitonas em pedacinhos. Corte os tomates em cubinhos, coloque em uma peneira e salpique sal. Deixe escorrer a água do tomate.


Montagem
3. Pegue a massa já crescida e passe para uma superfície levemente enfarinhada, sove delicadamente com as mãos até retirar as bolhas de ar, polvilhando um pouco mais de farinha. É importante não acrescentar muita farinha ou terá um pão duro. Nesse momento, não sove a massa com força, para que não grude nas mãos e peça mais farinha.


4. Divida a massa em duas partes e abra com um rolo. Divida a azeitona picada, tomate e queijo ralado em dois e incorpore cada porção à cada uma das massas. Enrole cada uma delas e coloque em uma forma grande, untada com um pouquinho de óleo ou manteiga. Com uma gilete ou navalha, faça três cortes diagonais no pão e deixe crescer dentro do forno desligado por mais 30-40 minutos.


5. Depois dos 30-40 minutos, acenda o forno a 210˚C e deixe aquecer por 7 minutos (com o pão dentro do forno). Diminua a temperatura para 180˚C e continue a assar por mais aproximadamente 40 minutos ou até que o pão esteja com uma bonita cor dourada. Deixe esfriar sobre uma grade e guarde em um recipiente bem fechado.


*Para fazer o buttermilk, aqueça levemente 100ml de leite, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão, misture bem e deixe descansar por 5 minutos. Utilize o buttermilk ainda morninho.


Dicas: Esse pão pode ser feito todo manualmente, caso não tenha uma batedeira apropriada ou então na MFP.
Você pode substituir o queijo do Reino por mussarela, prato, parmesão ou provolone. Mas aconselhamos a experimentar pelo menos uma vez com o Reino.


Rende: 2 pães médios.(eu fiz 1 grande).


2 comentários:

  1. Oi, Cíntia! Que honra aparecer aqui no seu mais novo cantinho!! Fiquei hiper feliz em ver que você acertou a receita. Acabei de mostrar as fotos pro meu esposo e, coitado, agora quer o pãozinho de novo... Sobrou um pedacinho? rsrs

    Vou mostrar no Eles Testaram, pode?

    Muito sucesso com o Brincando na Cozinha e muitas alegrias pra sua vida! =)

    Um beijão

    Talita

    ResponderExcluir
  2. Ai, que beleza, Cíntia! Fiquei doida para experimentar, esta maravilha. bj

    ResponderExcluir